terça-feira, 23 de julho de 2013

Cristo, Sempre Cristo!



RESENHA

Em se tratando do livro escrito pelo Pr. Josevaldo Guimarães, natural de Ibicaraí-BA, servo de Deus, graduado por Ele e pelo STBSB-RJ (Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil no Rio de Janeiro), esta obra tem como tema: Cristo, Sempre Cristo! Publicado na cidade de Teixeira de Freitas no Estado da Bahia em 2009, contendo 72 laudas, observa-se que se fazia mister uma nova leitura no que tange a Jesus Cristo como pastor de pessoas e que se importa com pessoas, assim o autor deste livro a fez, concedendo ao leitor uma visão mais humana e profunda do que é servir a Cristo, como Ele serviu e serve as pessoas aqui na terra, nos deixando um belo e precioso exemplo. O autor do Livro Cristo, Sempre Cristo, atualmente leciona no Seminário Teológico Batista Sul Baiano, cujo as instalações ficam na Igreja Batista Betânia, também em Teixeira de Freitas-BA, próximo a praça Caravelas. É sabido que o professor Guimarães, que também é pastor na IBAJA (Igreja Batista Jardinópolis), situada na rua de trás do Seminário onde leciona, sempre demonstrou a preocupação em deixar bem claro o papel do servo de Deus referente às questões sociais, políticas e econômicas do mundo, pois já que estamos neste mundo, mesmo não fazendo parte literal dele, temos as nossas atividades do dia a dia e cada atividade prestada é uma oportunidade de mostrarmos que somos diferentes e que não nos deixaremos contaminar com certos banquetes putrefatos que nos é oferecido corriqueiramente, como mencionara no tão sucinto e objetivo livro.   
O subjetivismo autoritarista do séc. XXI deve incomodar aquele se diz servo de Deus, hoje o mundo ama mais as suas conquistas físicas do que as conquistas espirituais, ama mais as coisas do que as pessoas, buscam os seus próprios interesses e não o Reino de Deus. O autor nos leva a transcendermos as páginas do livro e levar os ensinamentos neles contidos para a vida e colocarmos em prática o que Cristo e outros tantos servos de Deus nos ensinaram. O escritor ainda nos exara, experiências e testemunhos que nos fazem refletir quanto ao trabalho aqui realizado enquanto peregrinos. É certo que o tempo é precioso e sempre foi, mas Cristo, sempre Cristo nos leva a entender que devemos guardar e desfrutar de tempo para Deus e para as coisas de Deus. E essas coisas se resumem em uma só palavra, a saber: pessoas. E é muito triste reconhecer que as pessoas se preocupam com elas mesmas, até muitos que se dizem cristãos estão na mesma situação. Os que estão na lida de Cristo com Cristo, por pessoas e para pessoas, não são apenas servos fiéis, são também amigos de Deus.
A cada capítulo abordado, o escritor eleva e nos faz elevar Deus em oração e a leitura da Bíblia, para assim buscarmos um melhor e mais responsável compromisso com Ele, com as criaturas d’Ele e assim consequentemente com a obra que Ele nos ordenou. Amar o próximo como a nós mesmos. E para certificar o real acordo com Cristo a assinatura do leitor é de total importância, fazendo com ele se transporte para a responsabilidade de tal compromisso.
Muitas vezes, o pecado entra sorrateiramente em nossas vidas, segundo o Pr. Josevaldo está é a principal causa para a morosidade do ser humano em tomar consciência de que estamos no mundo para abençoarmos pessoas, assim como Cristo o fez, mas o pecado ao os deixa enxergar, por isso é necessário tomarmos ciência de que muitas coisas que se dizem normais são anormais aos olhos do Todo Poderoso. O autor nos lista algumas de muitas outras ciladas do inimigo, tais como: Pirataria, sexo ilícito (antes do casamento, da bênção de Deus), ou fornicação, drogas, palavras torpes e xingamentos, prostituição e a mentira. Isto não é normal, isto é pecado, a Bíblia constantemente nos exorta. Ou temos amizade com Deus ou temos amizade com o mundo, não devemos ofuscar o brilho da Luz de Jesus em nossas vidas e nada deve prejudicar o nosso trabalho como servos de Deus nesta terra.
O verdadeiro servo de Deus é livre das amarras do pecado, somos livres, Cristo comprou a nossa liberdade e devemos ser exclusivos d’Ele, o escritor nos leva a investir fortemente em uma vida devocional, com testemunhos, a termos experiências com Deus e assim vivermos uma vida cristã como deve ser vivida, isto é, tirar os olhos do mundo e não das pessoas que vivem no mundo. É Amar as pessoas como a nós mesmos e deixar o egoísmo de lado, abandonar o pecado, e só assim sermos exemplos para as pessoas que queremos resgatar para o reino de Deus.
A recomendação do livro aqui é mais do que notória, o mundo precisa de mais obras como esta, é preciso ter fé, coragem, e acima de tudo vida com Deus para encarar um desafio com este, escrever uma tão profunda e iluminada obra. Obra que coopera para o Reino; Este livro nos leva a viver Cristo 24 horas por dia, pois Ele vive para nós um tempo incansável, independente da situação em que estamos, quando escolhemos viver, Cristo, Sempre Cristo a situação muda de péssima para melhor, ou de excelente para melhor ainda. Deus abençoe o autor e os leitores. Refletir acerca de Cristo deve ser nosso abastecimento diário. Que Cristo seja sempre Cristo em nossas vidas. Por: Jamille Donato

Nenhum comentário: